Gostou? compartilhe!
Clique nas imagens para ampliar
Devido sua abrangência em inúmeros setores da indústria, como transporte ferroviário, automobilístico, siderurgia, até mesmo em atividades mais complexas como robótica e aeronáutica, o rolamento é um item de primeira necessidade dentro do mercado.
Este corpo rolante denominado rolamento, disponibiliza uma fricção de rolagem, reduzindo o atrito e gerando uma economia de energia no transporte e/ou deslocamento de uma determinada carga.
A esfera para rolamento faz parte da composição deste, e devido ao seu uso especifico exige um grau de precisão considerável e adequado ao destino que será adotado a cada tipo de rolamento.
Desta forma, dentro da classificação de rolamentos, o rolamento de esfera oferece ótimo desempenho para carga baixa ou moderada, realizando o deslocamento de torque baixo com grande velocidade, emitindo um nível mínimo de ruído.
Esfera de rolamento – Tipos
Uma vez determinado o uso de esfera de rolamento, é preciso ressaltar algumas características individuais, estabelecendo assim o modelo adequado de esfera para cada tipo de rolamento. Como os descritos abaixo.
-
Esferas de poliacetal (delrin-pom) – esfera de rolamento confecionada em resina homopolímero termoplástica; apresentando resistência á corrosão, abrasão e desgaste. Tem como característica principal seu bom desempenho mecânico e destaca-se por ser excepcionalmente rápida.
É utilizada em rolamento de baixa carga, pois apesar deste tipo de esfera para rolamento não apresentar resistência quando exposto à cloretos, minerais, alcalinos e fortes ácidos; é resistente a combustíveis, solventes e fluência, além de apontar baixo atrito e pouco desgaste. - Esferas de polipropileno (PP) – Também indicada para rolamento de baixa carga, este tipo de esfera tem em seu diferencial a leveza e peso baixo, garantindo desempenho mecânico agradável. Se o uso necessitar exposição constante a luz solar, a degradação pode ser evitada através de aditivos de absorção UV em sua formulação. É importante atentar-se, pois a esfera de rolamento de polipropileno não resistente a halogênios, quanto a hidrocarbonetos aromáticos, apresenta baixa resistência. Em contra partida com grande parte compostos inorgânicos e ácidos não concentrados, demonstra boa resistência.
- Esferas de aço cromo – tendo usos distintos na indústria geral de rolamento inclusive automotiva, esta esfera de rolamento, tem sua produção em liga 52100, dentro das normas técnicas ISO-3290 e DIN 5401. O alto padrão de qualidade aplicado durante a fabricação garante grande dureza e superfície com acabamento elevado, além de núcleo consistente e precisão de tolerância.
Estes são alguns dos tipos disponíveis. Sabendo melhor as características da esfera de rolamento e suas aplicações uma empresa de qualidade como a Intebra pode indicar outras opções de materiais. A Intebra conta com profissionais capacitados para desenvolver a melhor solução para cada cliente.
Intebra - soluções completas em esfera de rolamento
A Intebra oferece atendimento a nível nacional, estando presente nos mais diversos segmentos da indústria, como autopeças, usinagem, metalúrgicas e na distribuidoras de rolamentos e esfera para rolamento. Para conhecer melhor os produtos que a Intebra disponibiliza, entre em contato e solicite uma cotação.